minifuzz – pedal handmade

dando continuidade à série “abrindo a caixa preta”, entram os pedais handmade.

começando do começo, pra quem não sabe nada: pedal [bb]é um equipamento de efeito pra guitarras[bb]. ele nada mais é que um circuito eletronico que mexe com o sinal de audio (eletrico) do instrumento. em mesas de som[bb] os efeitos são dentro de um rack, e é acionado manualmente. mas no caso da guitarra as mãos costumam estar ocupadas, então os efeitos são acionados com os pés.

os pedais já são uma parte tão importante das guitarras que chegam a ser um fetiche. as pessoas buscam determinados modelos, timbres, efeitos inusitados. e por serem equipamentos passiveis de encadeamento (os pedais costumam ser ligados em serie, para acumulo de efeitos), são extremamente colecionaveis. o que pode resultar em G.A.S. (gear syndrome acquisition), uma especie de vício.

handmade é a expressão usada pra pedais e demais componentes eletronicos confeccionados à mão, em oposição aos confeccionados em série, de fábrica.

os motivos de sua existencia são varios. um deles é o preço. é possivel confeccionar um pedal teoricamente identico a um de fabrica por menos de 1/4 do preço (variando conforme o modelo). outro motivo é a possibilidade de alteraçoes. quem entende de eletronica é capaz de personalizar o efeito. e possivelmente o terceiro motivo seja a abertura da caixa preta de que eu falava.

o primeiro pedal handmade que eu confeccionei foi o minifuzz do bertola. fuzz é o nome da primeira distorção inventada, muito usada pelo jimmy hendrix. mauricio luiz bertola é um luthier de niteroi, que inventou, a partir dos projetos de varios fuzz’es, um minifuzz extremamente simples de confeccionar. e divulgou gratuitamente pela internet, com a condição de ser usado somente para fins próprios. este pedal tem sido porta de entrada para muitos curiosos no mundo handmade, facilitando a abertura da caixa preta.

mais informações em:
http://www.handmades.com.br
http://www.kiyoto.xpg.com.br/musica/minifuzz/minifuzz.html

Tags: , ,

6 Respostas to “minifuzz – pedal handmade”

  1. WR_GUITARS ® Says:

    Fala Ae Galera! Blz? Sou Luthier Iniciante e Tenho Curiosidades de Eletronica… Achei Por Acaso Esse Site e Me Amarrei! Nao Entendo Muito de Eletronica Mas,Vou Meter As Caras e Fazer 1 HandMade p/ Mim! Muito Maneiro Isso! Sera Que Vcs Tem a Eletronica e Peças do Desejado Tube Scream (Ibanez)? Gostaria de Mandar 1 Blues Estilo Steve Ray Vaughan,+ Nao Tenho Grana p/ Comprar… 1 Usado é r$ 250,00… rs rs Legal Vcs Estar Compartilhando Isso! A Arte da Musica Deve Haver Compartilhamento… Vamos Morrer e Nao Levamos Nada,Entao é Bom Saber Que Alguen Faz ou Tem Algo Que Enventamos! 1 Grande Abraço e Que Deus Abençoe a Todos! Amém!

  2. kiki Says:

    os esquemas podem ser conseguidos pelo site handmades que eu citei ali, ou pelo tonepad.

  3. Fábio Says:

    Olá galera meu nome é Fábio sou técnico em eletrônica e tava precisando fazer um pedal pro meu amigo achei muito simples legal este pedal do que nos 2 cite citado não tem detalhes do projeto (lista de componentes com valores, desenho da placa).
    Se alguém tiver um projeto mais detalhado e posa me enviar meu e-mail é ~> fms_eletronica@yahoo.com.br <~ficarei muito grato.
    E qualquer duvida sobre eletrônica projetos um auxílio só me mandarem um e-mail que retornarei o mais rápido possível.

  4. jonatas Says:

    especifica o modelo porque assim não da papai ! se eu colocar qualquer componente essa porra vai esplodir na minha cara flw !

  5. deilson Says:

    estou montando um sd9 sonic distortion,que vi no GGG.latem todos os componentes porem não tem o valor de voltagem dos condensadores. gostaria de saber se alguem ai sabe esses valores.

  6. Os números de 2010 « kikipedia Says:

    […] minifuzz – pedal handmade março, 2008 5 comentários […]

Deixe um comentário

