Estudo do Potencial Tecnológico de Materiais Alternativos em Absorção Sonora

livro_estudo_potencial

Título:Estudo do Potencial Tecnológico de Materiais Alternativos em Absorção Sonora
Autor: Jorge Luiz Pizzuti dos Santos
editora: UFSM
isbn: 8573910658
área: arquitetura
idioma: Português
número de páginas: 75
edição: 2005

não sei quem mais tem interesse nisso, mas eu gosto de acústica, principalmente sua relação com a música e com os ambientes musicais. recentemente adquiri este livro, por recomendação de gente que estuda acústica também, e achei bem interessante. vou postar aqui as minhas impressões sobre ele.

o livro tem umas 80 paginas, é bem rapido de ler. li ele todo em um dia, por que peguei onibus, e aqui em sampa cada viagem dura pelo menos 1h. ida e volta são 2h.

metade é uma explicação sobre acustica, principalmente sobre tempo de reverberação e a importancia do tratamento acustico em ambientes fechados.
a outra metade são os resultados dos testes com os materiais alternativos (naturais e reutilizados), com tabelas e grafico de coeficiente de absorção por faixas de frequencia.

essa segunda parte é realmente o filé mignon do livro. atraves das pesquisas no laboratorio de acustica da UFSM, o autor conseguiu listar alguns materiais extremamente baratos (e abundantes no RS) com bons desempenhos no tratamento acustico. e a partir das tabelas existentes no livro é possivel aplicar em casos reais.
por exemplo, ele demonstra o desempenho das famigeradas caixas de ovo, que possuem sim uma resposta consideravel na absorção de determinadas frequencias.
além disso testa casca de arroz, garrafas pet, bexigas, porongos (ponta da cabaça cortada pra fazer cuia de chimarrão), etc.

eu achei a primeira parte do livro interessante também. ele da uma passada por cima de toda fundamentação de tratamento sonoro de ambientes fechados. um pouco matematico demais, pois ele é engenheiro. mas pra mim foi uma boa revisão, e possivelmente pode ser uma boa literatura de apresentação ao tema àqueles que não tem aversão às formulas.

enfim, tão aqui minhas impressões.
saldo final positivo, achei o livro bom.
barato, produção nacional, ótima pesquisa.

Anúncios

Tags: , ,

4 Respostas to “Estudo do Potencial Tecnológico de Materiais Alternativos em Absorção Sonora”

  1. b. Says:

    mas que nerd! Como pode ler um livro inteiro em uma viagem de buso?
    Que absurdo! rare

  2. kiki Says:

    ah, nem vem. aposto que voce lia o benevolo só na ida…

  3. kassamba Says:

    Kiki,

    Achei bem legal o seu site. Li o livro e confesso que o achei bem fraquinho do ponto de vista da acústica. Há também uma infinidade de erros conceituais e más inerpretações…

    • kiyoto Says:

      Interessante… eu só estudei um basicão de acústica, então não consegui perceber problemas. Se puder, aponte alguns deles pra ficar de aviso pra futuros leitores!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: