pego no ato

me apresentaram um site muito bacana esses dias, chama geoportal. é uma espécie de google maps, inclusive a interface é muito parecida. a foto atual dele não é tão atual assim, acho de antes dos anos 2000. mas ele tem alguns recursos diferentes. o mais interessante destes é uma foto aérea de 1958.

na minha primeira exploração, fui dar uma volta pela lapa (de são paulo), que até pouco tempo era a minha área-objeto. eis que me deparo com uma situação interessante: a foto registrou o ato da construção do viaduto que transpõe a ferrovia. o mesmo que hoje enfeia a paisagem da região.

passeando mais um pouco, eu e meus amigos arquitetos, urbanistas e geógrafos nos deparamos com um flagrante histórico: um trecho do tietê estava sendo retificado! o desenho dos meandros do rio explicam muito sobre os padrões de ocupação desta região, tão truncado.

enfim, só uma digressão urbanística-documental

Tags: , , , , , , , ,

3 Respostas to “pego no ato”

  1. Rafael Says:

    Interessante (mesmo! Adoro essas coisas)… mas po, eu achei que o lance da foto aérea antiga tinha em todas as capitais, e parece que é só em São Paulo, hehehe

  2. PauloJarbas Cardoso da Silva Says:

    Kiki, achei o kikipedia no google, me ajudou muito. Aproveitei para dar uma passeada no seu blog e curti muito. Tem muitas idéias que compartilho com você. Continue, e meus parabéns! Abraço Paulo.

Deixe um comentário

