novo logo da cptm – ou “eu tenho dinheiro sobrando”

logocptm_expandido_cor2008

a cptm mudou de logo. não sei nem quando foi, mas tenho a impressão que foi agora no fim de semana (!?), pois na sexta feira eu passei no site e não reparei.

foi uma mudança bem radical, trocou os tons meio escurecidos por um vermelho vivo, as linhas arredondadas por quinas vivas, etc. enfim, foi uma mudança grande pra uma empresa pública, o que acarreta uma mudança na identidade visual, na identificação do público.

sem discutir a qualidade do logo, nem discutir nenhuma questão de design, quero manifestar minha repúdia quanto à postura que a cptm (assim como outras empresas públicas) tem adotado perante a identidade visual.

images

a empresa cptm tem 15 anos de existência. assim sendo, ela não possui uma identidade firmada perante a população. pelo contrário, ela nasceu já com um histórico negativo dos serviços ferroviários da cbtu e da fepasa (isso já é outra história).

nessa década e meia ela vem fazendo um bom trabalho de melhoria dos serviços e tudo mais. porém, no afã de mostrar serviço, acho que acabou se tornando esquizofrenica do ponto de vista do design. o logotipo já sofreu diversas alterações, muito mais do que a companhia do metrô (o primo rico), por exemplo, que em 40 anos sofreu poquissimas alterações na identidade.

nem sei listar a ordem das alterações. já vi laranja ou vermelho coimplementando o azul. já vi azul ciano e azul escuro. nem sei se algum dia houve uma padronização cromática.

logo-cptm

a alteração mais significativa – e acho que a única justificável que eu vi até o moomento – foi a “encaixotação do logo”. antes ele possuia as setinhas CP soltas, e a escrita abaixo. que poderia aparecer em sigla ou por extenso, conforme a situação.essa encaixotação deixou a cptm mais ou menos no padrão da EMTU e do Metrô, criando assim uma identificação entre as companhias de transporte estaduais.

outra mudança grande na comunicação, essa não apenas injustificável, mas condenável, é a alteração nos nomes das linhas. mudou-se de letras para números, para fazer sequencia à numeração do Metrô (e assim fingir que há uma rede), e trocou-se os nomes das cores para nomes de pedra. a linha C-Celeste virou 9-Esmeralda, etc.

essas duas ultimas modificações foram na segunda metade de 2007.

rgs

o maior problema, a meu ver, é que essas mudanças todas gastam muito dinheiro. dinheiro com a equipe de design, que fica trabahando pra criar e produzir essa identidade. dinheiro na hora de imprimir folhetos, placas, adesivos, etc. dinheiro pra produzir totens das estações, instalar, etc.

dentro dos trens ainda tem o logo antigo, sem a caixa, em alguns avisos e placas. os totens das estações com os novos nomes de linha estavam começando a ser trocados há poucos meses atrás.

só que agora mudaram tudo.

o resultado disso é essa companhia esquizofrênica, sem identidade. e o dinheiro público vai indo.


Tags: , , , , , ,

9 Respostas to “novo logo da cptm – ou “eu tenho dinheiro sobrando””

  1. Fernando Caro Says:

    Para mim o novo logo mudou para muito pior. A idéia das setas está bem menos clara. Parece que é uma caixinha. Uma porcaria.

  2. kiki Says:

    bom, eu nem me meti a fazer análise da qualidade, por que não é minha área. mas, de repente, se algum designer amigo meu quiser fazer uma análise mais a fundo – incluindo também a identidade do metrô, pra contrabalancear – eu posso até publicar aqui.
    afinal, como eu disse na fundação da kikipédia, estamos abertos a colaborações.

    mas que ficou pior, ficou.

    alias, esse logo anterior não foi mexido pelos cauduro-martino?

  3. Anderson Diniz Bernardo Says:

    “outra mudança grande na comunicação, essa não apenas injustificável, mas condenável, é a alteração nos nomes das linhas. mudou-se de letras para números, para fazer sequencia à numeração do Metrô (e assim fingir que há uma rede), e trocou-se os nomes das cores para nomes de pedra. a linha C-Celeste virou 9-Esmeralda, etc.”

    Pois é… essa mudança de linhas ainda confunde a minha cabeça! Muito confusa!!!

  4. Fernando Caro Says:

    oi kiyoto, o logo do ano passado me parece mais um mau uso da identidade visual do que um redesenho, mas não ando de trem para dizer isso com certeza. Dá uma olhada neste link, é um designer falando do uso ruim da identidade do metrô.

    http://marioav.blogspot.com/2007/09/as-cores-mutantes-do-metr-de-sp.html

  5. kiki Says:

    respondendo ao Anderson Diniz Bernardo:
    pois é, nem o pessoal da CPTM acostumou! eles se confundem direto também.
    isso tudo é parte da palhaçada do plano de expansão, que diz que vai quadruplicar a “rede com padrão de metrô”

    respondendo ao Fernando Caro:
    eu já vi esse blog, muito legal. realmente tão fazendo um uso duvidoso da identidade. mas pelo menos a essencia está matida, o logotipo e alguma coisa da linguagem inicial.
    o logo do metrô constitui uma identidade sólida, com 40 anos de história, acho muito dificil quebrar isso agora.

  6. Plínio de Sousa Lima Says:

    Sinceramente,eu axei o novo logo muito melhor,todo vermelho,parece o logo de uma empresa gringa.Aliás parece até o logo da argentina TBA.
    O único defeito é que no logo antigo entre o C vermelho e o P azul se formava uma seta .Mas essa seta desapareceu.
    Esse logo combina bastante com o processo de “evolução” da empresa.
    Se vc olhar alguns trens q circulam na linha 9 – esmeralda,vc verá q tem alguns todo vermelho com o novo logo em branco.Ficaram mto mais bonitos do q akele azul e cinza com portas vermelhas.

  7. FERNANDO Says:

    MUITO BOM ESSE LOGO, POREM COISAS SIMPLES PODE SER BEM MAIS ATRAENTE DO QUE UM MONTE DE CORES..

    PARABENS CPTM..

  8. novo logo da cptm – ou “eu não falei?” « DESFAZENDO NÓS Says:

    […] história está descrita no texto abaixo, publicado originalmente em 14 de dezembro de 2008 na kikipedia, e que acho que cabe retomar aqui. Segue o texto sobre a mudança da […]

  9. OLD TIMES Says:

    prefiro o logo antigo 1000x o logo antigo…

    o da FEPASA tbm era MAssa o JOGO DA velha (# FEPASA #)

Deixe um comentário

