midia digital – cd – dvd- bluray

valendo um toddy gelado batido na padoca: quem consegue diferenciar um cd, um dvd e um bluray de olhos fechados?

todos são disquinhos de plastico, de formato e tamanho igual, que voce põe numa gavetinha e manda rodar. acha pouco? compare com um vhs, uma fita k7 ou um vinil.

o grande salto está na mudança do sistema analógico pro digital. as midias analógicas tem sua forma de leitura associadas ao seu formato fisico-material. uma fita tinha que ser rebobinada até o ponto desejado. um vinil recebe a agulha no ponto desejado manualmente, em geral.

na midia digital todo o processamento se dá em nivel eletronico. a midia é um mero armazenador de dados binarios. não apenas o formato da midia não esta associado ao modo de uso, como diferentes mididas podem dar o mesmissimo resultado final.

essa mudança foi quem possibilitou a invasão dos mp3 na internet, dos downloads de filmes e series, etc.

eu queria falar um pouco sobre a difusão de musica e videos pela internet, mas acho que vai ficar pra outro dia. quem não sabe do que eu to falando (duvido muito que alguem que lê blogs não saiba), leia sobre o lançamento do ultimo disco do radiohead, ou sobre o canal do gilberto gil no youtube. eles, entre outros, estão tentando assimilar estas novas formas de difusão, ao inves de combater burramente.

mas isso não é novidade, a era digital apenas potencializou a difusão. o mercado do entretenimento se preocupa com isso há tempos, pelo menos desde a campanha do home taping is killing music.

pra finalizar, uma charge que eu encontrei num blog, mas que já foi traduzida e republicada, e eu republico de novo porque passa bem a mensagem que eu tinha em mente.

ps.: a foto do toddy eu peguei emprestada.

Tags: , , , , , , ,

Uma resposta to “midia digital – cd – dvd- bluray”

  1. Fernando Caro Says:

    Esse todi com paçoca parece bom, hein? Quando eu for na Bela Paulista, vou pedir um

Deixe um comentário

