Nikon P6000

nikonp6000-1

Recentemente adquiri esta câmera[bb], lançada pela Nikon[bb], e resolvi fazer um breve review dela. O modelo é coolpix P6000, quem quiser a ficha técnica pode encontrar em sites especializados, como o dpreview.

A grande novidade desta câmera, e o motivo pela qual fiquei de olho nela, é o gps [bb](global positioning system) embutido, que permite gravar a posição onde a foto foi tirada (através de geotags, que grava as coordenadas de latitude e longitude na foto). Existem outros meios de colocar geotags, como o uso de um gps externo que é sincronizado posteriormente através das horas da foto; ou mesmo manualmente, posicionando a foto sobre um mapa (como se faz no panoramio, site vinculado ao google earth).

nikonp6000-2

Mas, como toda nova tecnologia nova, está sujeita a problemas. Considerando que se trata de uma camera compacta e que um aparelho de gps desses de carregar na mão é quase do mesmo tamanho da câmera, alguma coisa tem pra fechar essa conta. O fato é que o gps não é confiável, é muito facil de perder o sinal.

Ao comprar a camera, tive dificuldade em pegar o sinal pela primeira vez, o tempo estava nublado. Só consegui no dia seguinte. De acordo com o manual, tempo nublado ou chuvoso atrapalha, ambientes fechados, grandes massas de concreto ou metal, enfim… não é simplesmente fotografar e mapear. Acaba virando um extra, se conseguir melhor, mas não dá pra depender dele.

Alias, mapear a foto depois é uma outra conversa, andei testando vários sites (panoramio, picasa, flickr), vou falar mais sobre isso num outro post.

nikonp6000-3

A câmera em si é muito boa. Nikon é uma das marcas consagradas do ramo, possui ótima qualidade de imagem, cores vivas, muitos recursos. A camera é robusta, um pouco maior que as compactas comuns, mas é pequena ainda, dá pra carregar sempre por aí.

Só encontrei um problema sério nela: a bateria acaba um pouco repentinamente. A partir do momento que surge o aviso de que a bateria está acabando, dura pouco tempo. E quando acaba, larga a lente aberta! Isso é bem estúpido.

Quem quiser ver fotos tiradas com ela, basta olhar minhas ulitmas fotos no flickr.

Anúncios

Tags: , , , , , ,

Uma resposta to “Nikon P6000”

  1. mapenado o geotag « kikipedia Says:

    […] By kiyoto continuando minha busca pelo mapeamento das fotos. com as fotos geotaggeadas¹ pela nikon p6000, fui em busca de mapeadores. eu sei que existem softwares que fazem isso, mas a princípio fui […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: