mapeando o geotag

continuando minha busca pelo mapeamento das fotos. com as fotos geotaggeadas¹ pela nikon p6000, fui em busca de mapeadores. eu sei que existem softwares que fazem isso, mas a princípio fui atras dos online.

testei quatro: google earth, picasaweb, panoramio (asosciado ao google earth e google maps) e flickr. segue uma breve analise de cada um.

gps-ge

google earth
software de fotos aéreas e mapas do mundo todo. o único dos qutro que precisa ser instalado, e que permite abrir a foto direto do computador (sem precisar fazer upload). mas ele descosiderou o geotag, e largou a foto onde eu estava olhando no momento.

gps-pi

picasaweb
ferramenta de organizar fotos do google. originalmente é um software que organiza as fotos no hd, para uso geral. eu usei a versão web, que permite criar albuns online. eu fiz o upload das fotos, ele puxa o geotag, mapeia pelo google maps, e permite ver no google earth. porém fez um mapeamento bem impreciso. estranhamente juntou varias fotos (com geotags diferentes) num mesmo ponto.

gps-pa

panoramio
site de fotos com objetivo explicito de trabalhar fotos com sua localização geográfica. foi comprado pelo google, e associado ao google earth e google maps. voce coloca suas fotos e mapeia com a ferramenta deles. caso a foto tenha ogeotag, ela é automaticamente mapeada. as fotos ficam disponiveis no site, e são selecionadas para ir para o google earth e google maps.
ao fazer o upload, ele fez um mapeamento bom, mas ainda um pouco impreciso (a foto vai para o lado errado da rua, chega a dar quase um quarteirão de diferença).

gps-fl

flickr
galeria de fotos online, uma das mais populares da net. foi comprada pelo yahoo. é mais usada pra fotos artisticas, ilustrações, portfólio, não tem um enfoque no mapemaneto. na verdade eu nem sabia que tinha recurso de mapa até então.
fiz o teste do upload (depois de tres tentativas não muito bem sucedidas) e, pra minha surpresa, foi o mapeamento mais preciso que obtive.

conclusão
apesar de o nome google ser automaticamente associado aos recursos de mapas e aerofotos online, seus recursos de mapeamento automatico por geotag ainda deixam a desejar. algumas vezes eu acabei corrigindo manualmente a posição da foto (o que equivale a mapear do zero).
curiosamente o flickr apresentou melhores resultados.

_

¹ geotag é a informação de latitude e longitude gravada dentro da foto, no exif, junto de outras informações como data, hora, modelo da camera, etc.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , ,

2 Respostas to “mapeando o geotag”

  1. Ivan Says:

    Gostaria de saber se conhece algum software instalável em aparelhos Nokia S60 (uso um Nokia 5800) que permita visualizar em mapa as fotos tiradas pelo próprio 5800 fazendo uso de geotag. Até agora o único software que permite isso, que pude encontrar, é o GeoSetter, e ele só funciona em micro rodando Windows. Também gostaria de sugestões para plataforma Windows, se tiver aí. Obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: