caderninhos

naquele princípio de “abrir a caixa preta“, minha nova mania: fazer cadernos.

tudo começou quando alguém me mostrou um caderno feito com encadernação colada, em gráfica. era uma encadernação colada hot melt (cola quente), com lombada quadrada, do tipo que faz revistas e livros. vendo que era possível, fomos fazer uns também.

DSCN5382

essa foto mostra um desses cadernos feito na gráfica. as folhas são fresadas (note umas marquinhas de corte na junta) e coladas. um leitor mais assiduo da kikipedia vai reconhecer a caneta laranja, aqueles desenhos foram escaneado desse cadernos.

DSCN5383

o passo seguinte foi a minha irmã, que é viciada em cadernos, e me viciou também. eu só comprava cadernos quando precisava, mas ela me ensinou a ter sempre um estoque.

também descobri o mundo dos moleskines, cadernos fetiche para os desenhistas. acontece que além de legais eles são extremamente caros. existem até alternativas econômicas a ele, algumas extremamente economicas.

bom, o fato é que eu fiz meus arriscos no campo, tentando costura, colagem, capas variadas, papel de miolo diversos, sempre chutando pra todo lado e sem muito foco, como de costume. quando eu estiver um pouco mais experiente eu monto um tutorial para amadores. até lá, divirtam-se com o tutorial do molespobre, muito bem explicado.

refletindo agora, lembro-me de tentar fazer cadernos grampeados como das revistas em quadrinhos quando era pequeno. a gente até inventou um método grampeando contra uma cadeira de palha.

mais algumas imagens no flickr, inclusive de desenhos feitos no próprio caderno.

Tags: ,

3 Respostas to “caderninhos”

  1. moleskine « tchabablog Says:

    […] Quase esqueci! uma das coisas que me inspirou a fazer esses cadernos foi o post do Kiki Isoda. Vejam os desenhos e fotos dele também […]

  2. Kely Says:

    Muito legal Kiyoto!!!

    Tanto a ilnfluência exercida quanto os cadernos!!

    Até me deu vontade de fazer um!!

    Já pensei num monte de coisa dps que conversamos!! temos que marcar de novo!

    beijos!

  3. cadernitos « kikipedia Says:

    […] de várias tentativas toscas na raça, um curso, varios testes, fiz a primeira leva de cadernos em serie. uma pequena série, […]

Deixe um comentário

