êrros ortographycos?

Já cansei de ouvir acusações de que o computador e a internet deseducam os jovens, tornando-os preguiçosos para escrever, o que é ricamente ilustrado pelas abreviações do tipo “q”, “vc”, além de erros e desleixos ortográficos.

O que ninguém lembra é que a língua não é uma coisa estática, e há não muito tempo atrás a grafia de muitas palavras era diferente.

No mapa Sara Brasil (de 1930, executado pelo “methodo Nistri de aerophotogrammetria”) encontramos palavras como “organisado”, “empreza”, “officiaes”, etc. Em outro mapa, de 1924, está grafado “organizada pelo escriptorio technico”, de modo que parecem valer as duas opções.

Curiosamente, me deparei com uma citação que não apenas contém palavras grafia diferente da atual, como também abreviações interessantes (ressaltando que se trata de um documento oficial):

Em 1776, o diretor do aldeamento de Itaquaquecetuba recebia a seguinte ordem: ‘que não consinta, q. os Indios vivão desagregados nos matos, antes sim os congregue, e faça morar nessa Aldeya, onde devem pernoitar todas as noites, fazendo-os ir de manhã cedo a trabalhar nas terras, q. les destinar pª elles fazerem as suas roças, q. devem ser quanto mais perto possível dessa Aldeya’.
(LANGENBUCH, J. R. – A Estruturação da Grande São Paulo, 1971. p 56)

Ou seja:

1. Há menos de um século atrás era possível trocar um s por um z; mas nas ultimas décadas isso virou culpa da internet.

2. Há mais de dois séculos atrás já se usava a abreviação para “que”; ao contrário do que costuma-se afirmar, isso também não é culpa da internet.

Anúncios

Tags: , ,

2 Respostas to “êrros ortographycos?”

  1. Mila. Says:

    Na verdade a ortografia é sempre decidida de forma arbitrária. E alguma coisa sempre muda de 15 em 15 anos, pelo menos. Lembro quando li “Os Sofrimentos do Jovem Werther” do Goethe (aliás, não indico para quem tem tendência românticas e/ou suicidas; para quem não superou a adolescência; etc etc), várias vezes estava escrito “agôsto”. E a edição era da década de 70!
    A ortografia é apenas um detalhe. Ortografia não é língua. E, assim como o léxico ou gramática, ela deve sofrer alterações com o tempo. É assim com tudo que está vivo, não é? 🙂

  2. Anderson Vianna Says:

    Não creio também, que o problema ortográfico atual seja causado pelo adventos das ferramentas da web, como MSN ou similares. A acusação é injusta. Sempre fiz uso das ferramentas e nem por isso adotei a semântica das abreviações por exemplo, ou quando de uso delas, fazendo-as corretamente. Vai mais da pessoa propriamente dita… Bom post!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: