aí tem coisa…

cocacola colher

apesar de não ter sido uma unanimidade, uma quantidade considerável de pessoas utilizava esta técnica de colocar uma colher de chá na boca da garrafa de cocacola pra ela não perder o gás. isso lá pelos idos dos anos 80, por que naquela época as garrafas eram de vidro, então não tinha essa mamata de tampa rosqueável de plástico.

eu, como era apenas um garoto, nunca exigi uma explicação científica praquilo, mas ficava bastante intrigado com a lógica daquela artimanha. hoje, ja crescidinho, me lembrei deste fato, e resolvi perguntar aos que compartilharam comigo aqueles momentos. ainda não consegui uma explicação definitiva nem para seu o funcionamento, nem para as suas origens.

o mais próximo que eu cheguei de uma explicação plausível foi

– é psicológico. e a cocacola que voce toma só terá gás se você acreditar que há.

– o gás passa pela boca da garrafa, faz a curva na colher volta.

– o gás olha pra colher e pensa: “aí tem coisa, melhor eu não passar não…”

eu fiz uma experiência improvisada, com uma garrafa de 350 ml (esta da foto). aberta as 11h da manhã, tomei um gole ao meio dia, e fui tomando ao longo da tarde até as 18h mais ou menos, e ela foi perdendo o gás.

talvez a lógica dessa técnica seja aquela “melhor do que nada”.

a experiência carece de um cunho mais cientifico, eu sei. eu deveria ter comprado outra garrafa, e deixada sem colher, para comparação. ou comprado 200 garrafas, metade com colher, metade sem. so que eu precisaria de um empréstimo de colheres, alem de ajuda de voluntários, para nao sofrer com a descalcificação….

Tags: , , , ,

Uma resposta to “aí tem coisa…”

  1. WR_GUITARS ® Says:

    IGUAL A HISTORIA DE COMER MANGA VERDE C/ LEITE,COMER E DEPOIS TOMAR BANHO… UMA VEZ ALMOCEI DENTRO DA PISCINA… AXU Q ASSIM PODE… RS RS POIS É, DAI O CARA DA 1 ATAQUE FULMINANTE…
    TA VENDO, COMEU E BANHOU! AI O,MORREU RS RS E NINGUEM VIU QUE O CARA MORREU DO COARAÇAO… RS RS

Deixe um comentário